quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Dassault Falcon 7X


Apesar de não ser uma novidade absoluta no mundo aeronáutico, o seu programa de lançamento foi realizado em 2001, o rollout em Fevereiro de 2005, e o primeiro voo (de teste) em Maio desse mesmo ano, o 7X é o avião mais rápido e tecnologicamente mais avançado da família de business jets do construtor Francês.
Com uma envergadura de 26,21m, e uma capacidade para 12 passageiros, este é o primeiro avião comercial fabricado pela Dassault que incorpora a tecnologia Fly-by-wire (sistema de comandos de voo por impulsos eléctricos). O seu sistema de voo de controlo digital DFCS (Digital Flight Control System), torna-o capaz de realizar manobras de emergência com a máxima eficácia e segurança.
Na sua aviónica destaca-se a presença do sistema EASy (Enhanced Avionics System), caracterizado pela inclusão de 4 ecrãs de 35cm de largura com toda a informação necessária para cada fase de voo além das checklists e procedimentos de emergência.
O Falcon 7X dispõe de três motores Pratt Et Whitney Canadá PW307A, com um impulso unitário de 2.903 Kg, que lhe possibilita uma velocidade de cruzeiro de Mach 0.90, com um tecto operacional de 51.000 ft.
Segundo a Dassault, este trirreactor, poderá voar rotas de mais de 10.500 km, o que equivale a 25% mais do que o Falcon 900 EX, até agora o avião da família com mais alcance.
Esta autonomia, permite-lhe voar sem escalas desde, por exemplo, Paris a Tóquio; Joanesburgo a Londres, ou Berlim a Los Angeles.

http://www.falcon7x.com/

Sem comentários: